23 de nov. de 2009

ARTIGO PUBLICADO: Vamos acabar logo com o mundo!


Sem muita surpresa, assisto que os Chefes de Estado estadunidense e chinês não estão nem aí para a conferência internacional sobre mudanças climáticas, em Copenhague – Dinamarca. Trata-se de reunião mundial sobre meio ambiente, no que tange a metas numéricas de redução sobre a emissão de gases de efeito estufa, que acontecerá em dezembro. A desculpa dos monstros é que ano que vem, talvez, decidam sobre o assunto. Acontece que EUA e China são responsáveis por nada menos que 50% da emissão de gases poluentes. Atenção! Apenas estes dois países são responsáveis pela metade da poluição do planeta. Dá uma olhada ao seu redor, duvido se não vai encontrar um monte de coisa fabricada principalmente na China. Quer dizer, os caras enriquecem poluindo e nós contribuímos comprando seus produtos. Deste modo, somos no mínimo cúmplices, sem contar a nossa própria poluição brasileira. Qualquer pessoa mediana sabe que os EUA não assinam tratados facilmente, pelo simples fato de que não tem quem os faça assinar. Na verdade, dão mais ordens e comprometem-se menos, acham-se os donos do mundo. Olho esta situação e fico pensando no que eu, um simples e boçal mortal, posso fazer para reverter o quadro. Não vejo muita saída, mas ao mesmo tempo o suor escorre na minha cara e fico pensando não nas ações das grandes potências, mas nas minhas próprias ações. Com muita coragem começo a pensar sem amarras e observo a minha parcela de culpa neste desastre. Sei que logo as conseqüências ambientais alcançarão este sítio onde me encontro, o até hoje intocável planalto central. Não sei se será hoje, amanhã ou depois de amanhã, só sei que o preço será pago porque a natureza não perdoa, vinga-se daqueles que a maltratam e vinga sem dó. Enquanto isto, o mundo quer vender seus produtos, cientistas procuram água na lua, e eu aqui pensando no tanto de besteira que a gente consome sem necessidade e no tanto de poluição que tudo isto gera. Que lastima! Somos uns desgraçados, uns idiotas que não enxergam que contribuem para detonar o mundo. É isto mesmo, desconfia e não culpa apenas o outro pelo fim do mundo, pensa na sua atitude individual. Você e eu somos igualmente culpados nesta história. Praticamente quase tudo que utilizamos vem de uma produção poluente e vai continuar poluindo na forma de lixo. Até a flatulência do boi polui. Sei que é um grão de areia num mar de ignorâncias, sei que não vou mudar o mundo sozinho, porém vou inserir este debate em todas as minhas conversas, até nas de boteco. Respire enquanto há ar. Beba enquanto há água. Viva enquanto pode, pois o fim está cada vez mais próximo e nós estamos cada vez mais anestesiados. Não sou tábua de nada, sei disto. A sugestão está dada e, se você quiser, é capaz de pensar e multiplicar a idéia. Enquanto isto o calor supera até o ar condicionado. Putz, em que época eu fui nascer?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa rápida no blog