23 de nov. de 2009

ARTIGO PUBLICADO: Negro Jobs versus a inconsciência albina de alma negra


Já li que preconceituoso é quem nunca analisou sua árvore genealógica. Na verdade, somos um caldeirão de miscigenação, somos uma vitamina humana de gente, tanto nas cores, quanto no caráter. Ao Brasil eram remetidos não só os negros, mas também os degredados e os piores bandidos da Europa. Vir para o Brasil era castigo para a maioria. Hilário é que os excluídos são a maioria, num paradoxo conceitual total. Goiânia tem um negro vereador que é artista, palhaço, revolucionário, exibicionista, criativo. O dia da consciência negra gera debate. Uns falam que é excluir, outros falam que é incluir, lembrar. Edil Jobs tentou fazer a data feriado, mas enfrenta dificuldades. O comércio disse que perderia alguns milhões. Preconceito é a maneira mais equivocada de alguém se posicionar, pois demonstra sua insegurança, seus medos, sua falta de preparo. Eu sou negro, sou branco, sou amarelo, sou cafuzo, sou mameluco, sou índio, sou brasileiro. A minha cutis é, provavelmente, igual à sua: encardida. Somos filhos da mesma mãe África-Europa-Mundo, uma pizza de gente, uma feijoada. Ainda levará tempo para que a sociedade se sensibilize e dê condições sociais de forma igualitária a todos: afrodescendentes; pobres; homossexuais; portadores de necessidades especiais; mulheres. Quem pretere o semelhante por falta de competência própria é também esquecido e nem se dá conta, é um ciclo vicioso. Nada escapa ao preconceito, existe uma senzala em nossa formação “cultural” que impregna a mente de muitos. Do vereador Gari Negro Jobs, ocorrem em minha mente as imagens de sua campanha política, naquela exótica brasília amarela, que deu um olé e se fez vitoriosa. Jobs é um vencedor, sua luta vem de longe, por fim deu um banho. Consciência negra não precisava, se fossemos todos iguais, mas, desafortunadamente, não somos, o preconceito habita em todos, inclusive nos próprios “excluídos”. O mecanismo é óbvio, pois quanto mais pessoas forem segregadas, menor será a competição. Pensa nisto e reveja seus preconceitos, eu estou revendo os meus diariamente. Ao Negro Jobs, torço para que se mantenha firme aos seus ideais, a sociedade precisa deste choque, porém, tenha cuidado com os efeitos colaterais dos holofotes, desejo êxito ao seu projeto. Consciência já!

2 comentários:

  1. Nelclier, seu artigo é um primor de lucidez. parabe´sn por apoiar a causa negra e fazer tal reflexão. Power to the people.

    ResponderExcluir
  2. Querido, Edil, espero que tenha mt sucesso em suas empreitadas. Sou seu fã por sua luta, irreverência e conquista. A homenagem foi mais que justa. Grato pela leitura. Felicidades!

    ResponderExcluir

Pesquisa rápida no blog